quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Teatro de Sombras "A Lenda de S. Martinho"

Teve lugar na Biblioteca da Escola o Teatro de Sombras "A Lenda de S. Martinho".

Aqui ficam algumas fotos...

Martinho nasceu no ano de 316, em Sabária ( actual Hungria ).
O seu pai era soldado do exército Romano.
Ainda jovem, Martinho foi para Itália e alistou-se no exército Romano, tornando-se mais tarde num corajoso general rico e poderoso.

Um dia, de regresso a casa, cavalgava debaixo de forte tormenta. A chuva e o granizo caíam furiosamente, o vento, furioso, uivava e o frio parecia esmagar os ossos.
Ao longe, avistou um mendigo que, quase nu, se confundia com os troncos mirrados e enegrecidos na beira da estrada. Este, estendia um braço descarnado em busca de algum auxílio que o salvasse daquela tempestade.
O general ao ver o mendigo, ficou de coração apertado por tamanha desgraça e comoveu-se.

Então, apeou-se do cavalo e passou a sua mão carinhosamente pela do pobre.
Em seguida, desprendeu a espessa e quente capa que o protegia e, com um golpe seguro de espada, dividiu-a em duas partes.
Estendeu uma das metades ao mendigo e agasalhou-se o melhor que pode com a restante...
Apesar de mal agasalhado e a chover torrencialmente, Martinho continuou o seu caminho, cheio de felicidade...
Então, Deus, ao presenciar este gesto, fez desaparecer a tempestade. O céu ficou límpido e surgiu um sol de estio, cheio de luz e calor. Nos três dias que ainda durou a viagem, um Sol radioso acompanhou o general.
Todos os anos, em Novembro, somos presenteados com, pelo menos, três magníficos dias de Sol, para que a memória dos homens não se esqueça do gesto que salvou a vida ao mendigo. – É o Verão de S. Martinho.







quarta-feira, 28 de outubro de 2009

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Zbiriguidófilo


Joaquim


Nuno


Marcelo


Helder


Emanuel


Rute


António

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Finalmente, estamos na Bolgosfera

Após alguns contratempos, lá criámos o Blog.
Este irá servir, essencialmente, para dar a conhecer trabalhos realizados pelos alunos do 6ºD e mostrar também algumas pesquisas ou indicar websites úteis.

Na Oficina de Artesanato, vamos desenvolver projectos de decoração do Espaço Escolar e produzir materiais para a Semana do Agrupamento, a realizar-se no final do presente ano lectivo.

Aqui fica já uma pequena amostra do projecto para a realização de Módulos para a decoração da Sala 1.4, nomeadamente para colocar plástico autocolante colorido nos vidros da sala.